MasterPeace-Ecology [Crianças-cidadãos em ação]

MasterPeace-Ecology [Crianças-cidadãos em ação]

Crianças-cidadãos em ação: MasterPeace-Ecology[1]!

Atenção pais/professores/educadores…

Esta atividade é promovida como parte do Projeto Mundo Unido, em preparação da Semana Mundo Unido 2022.

A Semana Mundo Unido 2022 (1 a 8 de Maio de 2022) será o ponto culmine do Pathway 2021-2022: "daretocare, pessoas, planeta e a nossa conversão ecológica". (http://www.unitedworldproject.org/pt-br/workshop/daretocare-2021-2022-ousar-cuidar-das-pessoas-e-do-planeta/)

Em 2020, como parte da Semana Mundo Unido intitulada "Em Tempo de Paz" propusemos um primeiro "curso" para nos tornarmos um MasterPeaceMaker.

(https://gen4.focolare.org/pt-br/download/semana-mundo-unido-2020-masterpeace-para-se-tornar-super-herois-da-paz/)

Foi um itinerário para descobrir alguns dos valores que estão na base de um mundo mais humano, fraterno e pacífico. Acreditamos que se pode construir um verdadeiro futuro de paz dando às crianças a oportunidade de participar, como verdadeiros protagonistas de uma mudança. Estando no período de isolamento, tinham sido preparados vários módulos que podiam ser realizados por cada criança individualmente, acompanhada principalmente pelos seus pais.

Por que agora MasterPeace Ecology? Este ano gostaríamos de aprofundar alguns dos temas já abordados no primeiro curso, destacando a interligação entre o trabalho pela Paz e todas as outras questões ecológicas e sociais. O curso é baseado no conceito de ecologia integral, um conceito apoiado tanto no contexto religioso[2]como civil[3].

Como atuar/realizar a Ecologia da Paz? Este ano propusemos, na medida do possível, respeitando todas as disposições em vigor em cada país pela situação pandêmica, incentivar a cooperação entre as crianças, incentivar a troca de ideias, ou "infectar se" umas às outras, trabalhando em grupos dentro de associações, escolas, paróquias e até mesmo com os amigos do bairro.  Cada grupo deve ser acompanhado por pelo menos dois adultos[4] que acompanhem o grupo e que possam então apresentar a iniciativa. O próprio grupo escolherá o nome que deseja dar a si mesmo e gradualmente determinará como se organizar. Os adultos "acompanhadores" do curso tentam facilitar todo o processo, apresentando os vários passos e exemplos dados, mas terão como objetivo, tanto quanto possível, estimular e orientar sem influenciar, ajudando a conscientização e o envolvimento ativo das crianças.

Eles são os protagonistas: Crianças-cidadãos em ação!

Como se desenvolverá o percurso para receber o certificado MasterPeace Ecology:

Uma vez formado o grupo e escolhido um nome, a primeira etapa do caminho pode ser introduzida e iniciada, pois é projetada precisamente como um ponto de partida, como uma ajuda para observar o ambiente ao redor, para estimular uma consciência inicial e encorajar a reflexão pessoal e em grupo. Depois são propostos dois caminhos igualmente importantes, que enfatizam aspectos diferentes mas complementares de uma abordagem ecológica integral, trabalhar pela paz e cuidar de toda a criação: a pessoa e o meio ambiente. Propomos escolher um deles, pensando que não é possível seguir os dois caminhos em poucos meses e também alcançar algo concreto, mas é claro que deixamos a liberdade de ação. Além do material experimental já presente no curso, estamos anexando outros materiais que podem ser utilizados livremente como estímulos adicionais. Como estamos nos dirigindo a grupos de todos os continentes, pensamos que pode ser útil para os adultos que os acompanham introduzir outros materiais específicos para cada cultura (contos, fábulas, ditados...) que lhes permitam explorar cada tema com maior profundidade, de acordo com os diferentes contextos. A etapa final será comum a todos e contém duas propostas que consideramos importantes para apoiar e incentivar o protagonismo de nossos meninos e meninas, de acordo com o Pacto Global de Educação, que no ponto 2 das propostas recomenda: "Ouçam as novas gerações"[5]. Na verdade, propomos não apenas nos enviar a iniciativa que as crianças terão escolhido e realizado, mas também pensar numa proposta de mensagem a ser escrita e enviada àqueles que podem ajudá-los a realizar seus sonhos (diretores de escolas, administradores locais, personalidades políticas em vários níveis, etc.).

Como se concluirá MasterPeace Ecology?

As ideias, iniciativas, tudo o que for produzido pelo grupo (tanto a iniciativa realizada quanto qualquer mensagem/proposta/requerimento a algum representante institucional) podem ser enviadas, pelos adultos responsáveis, até 20 de maio de 2022 para o endereço de e-mail: gen4@focolare.org. Todos os grupos que enviarem material junto com o formulário de inscrição receberão um certificado de participação. Se algumas iniciativas chegarem até 15/20 de abril de 2022, elas poderão ser apresentadas durante a Semana Mundo Unido de 2022. Um júri internacional escolherá então as 3 propostas que forem julgadas como tendo o maior impacto e utilidade. Estes serão ilustrados por cartunistas (os pais das crianças destes grupos serão solicitados a assinar um formulário de liberação a fim de poder utilizar as imagens e nomes das crianças) e depois apresentados em um evento global on-line em junho (Global Meeting Kids gen4). Eles podem então ser publicados na revista italiana BIG[6] e no website do gen4[7] (https://gen4.focolare.org/).

Informações adicionais e atualizadas podem ser encontradas em https://gen4.focolare.org/.

MasterPeace Ecology: se concluirá... mas o compromisso de continuar trabalhando juntos por um mundo melhor não terminará!

[1] Peace-Ecology: nos referimos ao conceito de Ecologia Integral (cf. Laudato Sì do Papa Francisco), e em linha com os 7 caminhos propostos dentro do Pacto Educativo Global promovido pelo Papa Francisco em sua mensagem de vídeo de 15-10-2020, onde ele espera uma nova temporada de compromisso educacional envolvendo todos os componentes da sociedade. Por esta razão, ele convida famílias, comunidades, escolas, universidades, instituições, religiões, governantes, homens e mulheres de cultura, ciência, esporte, artistas, trabalhadores da mídia e toda a humanidade a assinar um Pacto Educativo, comprometendo-se pessoalmente em sete caminhos (1: colocar a pessoa no centro / 2: ouvir as gerações mais jovens / 3: promover as mulheres / 4: fortalecer/responsabilizar a família / 5: abrir-se para acolher / 6: renovar a economia e a política / 7: salvaguardar a casa comum).

[2] Ver Apelo conjunto assinado em 4 de outubro de 2021, durante uma conferência patrocinada no Vaticano pelas embaixadas britânica e italiana junto à Santa Sé e pela Santa Sé, por quase 40 líderes religiosos. Este apelo conjunto foi apresentado pelo Papa Francisco ao Presidente designado da COP 26, Alok Sharma, e ao Ministro das Relações Exteriores italiano, Deputado Luigi Di Maio.

[3] A Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 é um programa de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade que leva em conta a necessidade de manter a paz e a liberdade universal, erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões e alcançar uma transformação sustentável da sociedade, da economia e do meio ambiente até 2030. De fato, acredita-se que o desenvolvimento, para ser sustentável, deve integrar crescimento econômico, proteção ambiental e direitos humanos e sociais, a fim de preservar o Planeta para as gerações futuras, tanto do ponto de vista ecológico quanto social e civil.

[4] A presença de pelo menos dois adultos acompanhantes cumpre os critérios estabelecidos nas Diretrizes da Comissão nacional do Movimento dos Focolares para a proteção integral de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis

(https://www.focolare.org/pt/download/diretrizes-do-focolare-para-a-protecao-de-menores/).  Em anexo a esta nota está a INFORMAÇÃO SOBRE O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS.

[5] Ponto 2: Ouvir as novas gerações: Ouvir a voz das crianças e jovens para construir juntos um futuro de justiça e paz, uma vida digna de cada pessoa.

[6]  Big - Bambini in gamba, da editora Cidade Nova: uma revista mensal interativa para crianças de até 10 anos, com jogos, quadrinhos, histórias, histórias verdadeiras, curiosidades. Ela promove uma pedagogia "positiva" através da difusão de valores como o acolhimento, a paz, a solidariedade e a fraternidade universal.

[7] Os Gen4 são as meninas e os meninos (de 4 a 8/9 anos) do Movimento dos Focolares. Eles acolhem e vivem a espiritualidade de Chiara Lubich e se comprometem diariamente a viver por um mundo mais unido e a difundir os valores da paz e da fraternidade universal.

  • Versione
  • 3826 Download
  • 3.50 MB Dimensioni file

FileAzione
MasterPeaceEcology_br.pdfDownload
SSC_01_A Criação.zip (PPT+Text_br)Download
Robot_criado_por_mim_Coreia_VIDEO_brDownload
Desafios_ecologicos_Coreia_VIDEO_br.mp4Download
BIG_1-2021_p.22_br.jpgDownload
BIG_1-2021_p.23_br.jpgDownload
BIG_10-2021_p.22_br.jpgDownload
BIG_10-2021_p.23_br.jpgDownload
Portugal-uma declaração infantil aos políticosDownload