03_ Hoje descobri o Céu: Etapa n.3

03_ Hoje descobri o Céu: Etapa n.3

Maria ouve a voz de Deus e nos ajuda a falar com Jesus, Seu Filho

 

A) Para os assistentes. Ideias dos temas de Chiara: Maria, modelo de união com Deus

  • Chiara falava muitas vezes de Maria, também como modelo de união com Deus. A seguir vemos outro trecho do discurso, já citado nas etapas anteriores, feito por Chiara em 1999 aos seus amigos muçulmanos: "[...] A união com Deus nos leva quase espontaneamente a falar de Maria de Nazaré e do seu papel na oração, no qual é modelo para nós; pela sua interioridade e pelo seu recolhimento adorador diante do Mistério de Deus que traz em si. De fato, como podemos imaginar Maria? Como ela nos é descrita pelas Escrituras? Como é pintada, cantada, esculpida por artistas de todos os tempos? Certamente não como uma pessoa completamente extrovertida, agitada, apressada, sempre com pressa, atenta apenas ao que acontece exteriormente; mas sim como uma criatura, impregnada de beleza mística, que revela um imenso tesouro escondido em seu coração: Deus. Foi com grande surpresa e alegria que encontrei, além de tantos poetas do Oriente e do Ocidente cristãos, que cantavam os louvores de Maria, mesmo poetas do Islã que, inspirados pelas palavras do Alcorão, escreveram versos de grande beleza sobre Maria, sobre a sua união com Deus. […]” [1]
  • Há muitos momentos na vida de Maria que podem nos ajudar a aprofundar os vários aspectos da oração, do “falar com Jesus”. Chiara, no Collegamento CH de 1989, havia falado: "[...] o longo período em que Maria viveu ao lado de Jesus em profunda intimidade, em uma conversa tão excepcional que só é secundária em relação àquela que da eternidade se desenrola entre as Pessoas da Santíssima Trindade. Maria, durante aqueles longos anos, certamente falou muitas vezes com Jesus, e Jesus lhe respondeu. Jesus falou com Maria e Maria lhe respondeu. Mas o que eles terão dito um ao outro? Com certeza muitas coisas: a vida familiar, o trabalho, o meio ambiente, os costumes, a Bíblia... e quem sabe quantas outras coisas ainda desconhecidas para nós. Certamente aquela mãe era uma mãe especial e aquele Filho um filho especialíssimo. A relação entre Maria e Jesus, porém, foi sempre aquela entre uma criatura, ainda que altíssima, e o seu Criador. Isso nos faz lembrar, de alguma forma, também a nossa relação com Jesus, a nossa união com ele, com todas as expressões de amor, confiança, pedido, louvor que a caracterizam e que definimos - no sentido mais amplo - "oração".” [2]

B) Objetivos do Encontro Gen4

-Descobrir a "beleza" de Maria, a sua capacidade de acolher Jesus e de ouvi-lo (nota: o 2º encontro foi mais centrado na relação entre a união com Deus e o amor ao irmão, este é mais centrado na figura de Maria que nos conduz a Jesus).

-Descobrir que nós também, como Maria, podemos "perceber" o quanto os outros têm necessidades e ajudá-los a pedir ajuda a Jesus.

-Vamos descobrir como "falar com Jesus"

C) Conteúdo do encontro Gen4: gotas de luz com a Sagrada Escritura e com a Espiritualidade (respostas de Chiara)

Sagrada Escritura:

- Refazer alguns momentos da vida de Maria com fotos: desde a infância Maria teve uma relação especial com Deus. Quando criança ela ia ao Templo para dizer a Deus: sou toda sua. Ela ouve e responde ao que Deus lhe pede quando o anjo chega. Acompanha Jesus em seu crescimento, com eventos especiais que não compreende imediatamente... mas guarda tudo em seu coração.

- Analisar de forma mais ampla o episódio das bodas de Caná: Maria percebe o que está faltando e ajuda os servos a pedir a Jesus (Anexo C1)

Espiritualidade:

- Respostas de Chiara: como falar com Jesus (Anexo C2)

[…] Como é que você conversa com Jesus?  [3]

 Chiara: […] e mi perguntou: "como você reza, ou seja, como você fala com Jesus?" Eu procuro compreender as palavras que digo nas orações, por exemplo, no pai-nosso, na ave-maria, no glória e fazer com que sejam minhas, minhas, aquelas orações. Depois as digo a Jesus como se fossem minhas. Outras vezes, sobretudo depois da comunhão, procuro adorar Jesus, porque Ele é Deus, Ele é o Criador. Procuro agradecer-lhe por todo o bem e dons que Ele me concedeu: por me ter dado muitos gen 4 no Movimento e no mundo inteiro. Agradeço-lhe também todas as graças. Ou peço-lhe graças: "Dá-nos a graça de que muitos gen 4 se tornem santos […]". É assim que rezo. (aplausos)

[…] Como posso conversar com Jesus? [4]

Chiara: Para conversar com Jesus vocês devem fazer assim: Jesus está dentro do nosso coração, porque é espírito. Então é preciso fechar os olhos assim e entrar bem no fundo da nossa alma, rezar e dizer: "Jesus eu te amo; Jesus ajuda-me a fazer muitos atos de amor; Jesus multiplica na terra os gen 4; Jesus ajuda os meus pais; ajuda o meu avô; ajuda todos os meus amigos da escola e a professora", assim. Se estiverem numa igreja, vocês sabem que Jesus está no tabernáculo, por isso olhem para o tabernáculo e digam muitas coisas belas: "Eu quero ser a tua consolação; ajuda-me a ser boa; me dá uma bela vocação; que eu conquiste muitas gen 4 e muitos gen 4". É assim que conversamos com Jesus. (aplausos)

 

D) Ideias e outros materiais para a condução do encontro (Anexos D)

__________________________________________________________________________________________

[1] C. Lubich, Castel Gandolfo, 25 de outubro de 1999, encontro com amigos muçulmanos, “La preghiera, la meditazione e l'unione con Dio”

[2] C. Lubich, Collegamento CH de 23 de fevereiro de 1989, “I quattro modi di pregare” (publicado em: C. Lubich, Buscar as coisas do alto, Roma 1992, p. 128-130.)

[3] C. Lubich, Castelgandolfo, 8.6.1996, Congresso gen4, 4.a risposta

[4] C. Lubich, Argentina, 11.4.1998, ai gen4, 1.a risposta

  • Versione
  • 2169 Download
  • 24.58 MB Dimensioni file

FileAzione
A-B-C_Etapa 03_OBJETIVOS_CONTEÚDO.pdfDownload
C1_Etapa 03_As Bodas de Caná_PPT_TextDownload
C2_Etapa 03_Respostas de Chiara:_VIDEODownload
D_Etapa 03_IDEIAS PARA A CONDUÇÃO DO ENCONTRO.pdfDownload
D1_Etapa 03_Puzzle Maria_universal.jpegDownload
D2_Etapa 03_Trinca da historia de Maria _PT-BR.zipDownload