05_ Hoje descobri o Céu: Etapa n. 5
Rezar como Jesus nos ensinou
A) Para os assistentes. Ideias dos temas de Chiara: "Abba, Pai!"
- Entre as muitas conversas em que Chiara fala de Deus como Pai e nos ensina a falar com Ele, citamos um trecho do discurso, já mencionado na etapa anterior, feito por Chiara em 1998 aos focolarinos: “[…] Mas há no Movimento - aqui digo - uma oração que com as infinitas riquezas divinas que contém está toda contida em uma palavra, em uma única palavra, que Jesus nos falou e nos ensinou, que o Espírito Santo põe em nossos lábios. Jesus rezava, rezava para seu Pai; para ele o Pai - é uma coisa nova, ninguém o conhecia assim - era "Abbà", isto é, o papai, o pai, a quem se dirigia com maneiras de infinita intimidade e amor sem limites - porque tinha confiança em seu amor, mas ele também o amava -; ele rezava estando no seio da Trindade, onde é a segunda Pessoa divina. Mas, já que veio à Terra... Eu entendo Jesus, eu o... - outro dia lendo este tema para vir a vocês - eu entendo Jesus, porque ele desceu do Paraíso, daquelas maravilhas que estão no Céu - basta ouvir aquelas poucas coisas que o Espírito Santo nos sugeriu - ele quis nos dar também as suas coisas; Eu o entendo, faria o mesmo, porque sou impulsionada por ele. Mas quem é que não... (aplausos). É um desejo, um desejo sobrenatural de fazer os outros participarem também, se eu tiver uma alegria, que os outros também a tenham. Vocês não acham, popos? Vocês também podem senti-la. Mas visto que veio à terra por amor a nós, não lhe bastou estar nesta situação privilegiada de oração - mesmo no seio do Pai, que ama o Pai -, morrendo por nós, redimindo-nos, fez-nos filhos de Deus como ele, seus irmãos, e também nos deu, pelo Espírito, a possibilidade de sermos introduzidos no seio da Trindade nele, com ele, por meio dele. Para que, através dele, de Jesus Eucaristia, para que essa invocação fosse possível também para nós: "Abba, Pai!" Pai, meu papai!, quer dizer, o nosso pai, com tudo o que isso implica: abandono total ao seu amor... isso é importante! Este ano que é o ano do Pai, este abandonar-se, tendo certeza, enviando-Lhe todas as preocupações; Isso é importante! Abandono total... A certeza da sua proteção: tenho um pai, agora é inútil, eu consigo, eu consigo; Tenho um pai que me garante a sua proteção, tenho certeza. Depois claro que não é simples viver assim! mas me dá consolações divinas, força, ardor que nasce no coração de quem tem certeza de ser amado. Esta é a oração cristã típica, esta oração aqui: "Abba, Pai!" Talvez possa acontecer que, durante algum Pai Nosso do Terço, eu esteja distraída; então concluo: "Abba, Pai!" e sinto que isso resume todo o Pai Nosso. […]” [1]
B) Objetivos do Encontro Gen4
-Descobrir a beleza da oração que Jesus nos ensinou e como Ele nos ajuda a saber quem é Deus, Seu Pai e nosso Pai
C) Conteúdo do encontro Gen4: gotas de luz com a Sagrada Escritura
Sagrada Escritura:
- Episódio de Jesus com os discípulos: última parte em que ensina o Pai Nosso (Anexo C1)
- Episódio do Pai misericordioso (para descobrir juntos como é o amor do Pai por nós e, portanto, como deve ser o nosso amor por todos: "perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido") (Anexo C2)
D) Ideias e outros materiais para a condução do encontro (Anexos D)
__________________________________________________________________________________
[1] C. Lubich, Castel Gandolfo, 24 de dezembro de 1998, aos focolarinos, “V° tema della spiritualità collettiva – III° aspetto: 'L'amore eleva'"
- Versión
- 183 Descargar
- 11.79 MB Tamaño del archivo