Um novo vídeo sobre a “Arte de amar” e o “dado do amor”

Um novo vídeo sobre a “Arte de amar” e o “dado do amor”

-A “arte de amar” foi chamada assim por Chiara em 1997 em Taipei 1 e está articulada em 6 pontos que Jesus mesmo lhe revelou nos primeiros tempos do Movimento, levando Chiara e as primeiras focolarinas a descobrirem esta novidade de vida evangélica para colocarem em prática. Foi uma escola, um “percurso” que as levou a entrar de modo vital no coração da Boa Nova. Chiara citou essas anotações em vários discursos antes e depois de 1997 e compartilhou com variados públicos. Em 1998, Chiara explicou esses pontos também às crianças, respondendo à difícil pergunta: “Chiara, quero ser como Jesus, o que posso fazer?”, dando-lhes um “dado” especial, que nasceu da intuição de uma focolarina-pedagoga Roseli Weber, que traz nos seus lados esses 6 pontos.

- O eixo central do vídeo “O dado do amor: um “tesouro” a ser descoberto! 6 “segredos” para “amar quem vive ao nosso lado” é a resposta de Chiara, que explica aos gen4 a Arte de Amar, ilustrada com animações e experiências.

-Mas o vídeo começa  da “indignação” que as crianças das várias partes do mundo exprimiram diante da contínua “visão” dos dramas diretamente ou pela televisão. Eles dizem “Chega!” e isso se transformou em apelos dirigidos a quem podia fazer algo (como o manifesto escrito pelos gen4 de Portugal em 2021 e entregue num encontro muito importante: o Vértice da União Europeia2), em poesias (como aquela escrita há alguns anos por uma gen4 do Uruguay de 7 anos), em ações concretes (como em 2023: “KidsAction4Peace”3). É um “chega” que aciona o amor, um amor que não tem confins, capaz de “olhar” o outro de modo novo, olhando para “cada irmão com amor”.

Propomos o vídeo em duas versões:

-Um vídeo único (se for necessário mostrá-lo, por exemplo, aos pais, aos animadores etc.)

-Dividido em 3 partes, de acordo com o que foi proposto nas 3 etapas. Cada parte começa com um título e um breve resumo.

-1) Chega! Temos que fazer alguma coisa: introdução e primeiro ponto da Arte de Amar, seguindo a resposta de Chiara (Amar a todos)

-2) Amar de uma maneira “nova”: 2º e 3º pontos da Arte de Amar (Amar por primeiro – Amar Jesus no próximo)

-3) O amor que nos torna irmãos e irmãs: 4º-5º-6º ponto da Arte de Amar (Amar o outro como a si mesmo– Amar um ao outro– Amar o inimigo) e conclusão.

-Também está disponível uma proposta de «percurso» para «aprender» a arte de amar, com material variado, para ser realizado com grupos de crianças, envolvendo também, se desejado, os pais. 4.

___________________________

1  “[…] Mas, diz um pensador: "Amar é um bem. Saber amar é tudo". Portanto, desejam saber amar. Sim, porque o amor cristão é uma arte: e é preciso conhecer esta arte de amar. […]” (C.Lubich, Encontro com a comunidade eclesial de Taipé (Taiwan), 26.1.1997)

2  Ver: https://gen4.focolare.org/pt-br/download/se-voces-cuidarem-de-nos-nos-cuidaremos-do-mundo/

3 Ver: https://gen4.focolare.org/fr/download/kidsaction4peace-veux-tu-nous-donner-un-coup-de-main-toi-aussi/

4 https://gen4.focolare.org/pt-br/download/2025_2026_o-dado-do-amor-um-tesouro-a-ser-descoberto/

 

  • Version
  • 1 Télécharger
  • 862.23 KB Taille du fichier

6 files
Vídeo único_O dado do amor_um tesouro a ser descoberto_br
0 KB
Text_Vídeo único_O dado do amor_um tesouro a ser descoberto_br
341.37 KB
Video_1di3_O dado do amor_Chega_Precisamos fazer algo_br
0 KB
Video_2di3_O dado do amor_Amar de uma maneira “nova”_br
0 KB
Video_3di3_O dado do amor_3di3_O amor que nos torna irmãos e irmãs_br
0 KB
Text_Vídeo em 3 partes_O dado do amor_um tesouro a ser descoberto_br
520.86 KB