"Se vocês cuidarem de nós, nós cuidaremos do mundo"


 "Nós, Gen4, o que podemos fazer?" Esta foi a pergunta de João, 7 anos, de Portugal, depois de ver uma reportagem na TV, que mostrava imagens de guerra com muitas crianças mortas. Ele ficou tão triste que quis chamar a animadora do grupo Gen4 que tentou responder à sua pergunta contando-lhe sobre um episódio no qual o amor venceu em uma situação de ódio.

Com a aproximação da Semana por um Mundo Unido 2021, focalizada no DareToCare, nasceu a ideia de fazer algo mais, em favor de todas as crianças do mundo, aumentando a conscientização no mundo político. Assim, João e sua irmã de 10 anos escreveram juntos uma declaração infantil aos políticos, professores e a todas as autoridades civis e religiosas. Perguntaram: "Estamos indo na direção certa?".

Na quinta-feira, 8 de maio, uma delegação dos Gen4 do Porto, Portugal, levou a Declaração perto do local onde estava sendo realizada a Cúpula Social da Comissão Européia. Eles brincaram, conversaram, contaram suas experiências, transmitindo paz e alegria, chamando a atenção das pessoas que passavam e até mesmo dos jornalistas que os entrevistaram. No final do dia, um Gen4 disse a sua mãe: "Estou muito feliz porque pude amar sempre e senti que Jesus estava vivo ao nosso lado". À noite, o episódio foi notícia no telejornal nacional.

Um dos muitos comentários: "Esta mensagem me fez perceber ainda mais o poder pessoal e socialmente transformador da educação. Ensinar às crianças o que é responsabilidade e quem é responsável é uma lição de cidadania radical. Eu li esta mensagem com os olhos da criança que ainda vive em mim, com um olhar de esperança que me fez bem".

A declaração Gen4, traduzida em vários idiomas, começou a circular pelo mundo.

"Se você cuidar de nós, nós cuidaremos do mundo".

Aqui estão alguns exemplos de como as e os Gen4 começaram a fazer isso em muitas partes do mundo:

Ásia – Índia: "...pensamos em cuidar das pessoas pobres que vivem nas ruas. Com nossos pais preparamos macarrão e à noite fomos com nosso carro para distribuir esta comida quente para os pobres. No caminho para casa à noite, fiquei muito feliz por ter feito algo por eles. Agora todas as sextas-feiras repetimos esta ação, oferecendo alimentos diferentes".

Ásia: uma Gen4 da Coreia ouviu falar da possibilidade de doar cabelos para crianças com câncer infantil, então ela envolveu uma amiga dela e juntas começaram a deixar crescer seus cabelos. "No momento de cortar o cabelo ouvi que a tesoura fazia um barulho muito forte, porque o cabelo tinha que ser cortado todo amarrado, mas eu estava feliz em fazer algo pelas crianças doentes", contou essa Gen4 que, após algum tempo, também recebeu um certificado de doação.

Brasil: há cerca de dois anos os Gen4 da Mariápolis Ginetta estão engajados em ações em favor dos pobres e da ecologia, recebendo reconhecimento público (ver vídeo ).

-E muitas outras ações ecológicas em várias partes do mundo:

-em Loppiano (Itália): plantaram duas árvores no espaço destinado a se tornar o playground;

-No em Santa Maria (Brasil), , eles passaram um dia juntos limpando um espaço verde público;

-em Grottaferrata (Itália), plantaram algumas plantas floridas no jardim com o nome de Chiara Lubich

-Do sudeste asiático à Nigéria e Irlanda: conscientização sobre o uso do plástico, compromisso com a coleta seletiva de resíduos...

-Na Irlanda eles também construíram casas para alimentar as aves e participaram de um projeto das bibliotecas que distribuem sementes para serem plantadas e doadas a outros: o bem que se multiplica.

Ações em favor da paz:

-Rosário planetário (promovido pelo Gen4 das Filipinas com a participação de alguns Gen4 da Terra Santa, Argentina, Nigéria, Myanmar)

- inauguração do “dado da paz” em um jardim público no Líbano: uma iniciativa apoiada pela Prefeitura com a participação de vários funcionários do município.

E muitas outras ações estar ao lado daqueles que mais sofrem:

Coréia, Irlanda e Grécia: iniciativas em favor dos idosos.

-Na Coreia muitas pessoas idosas vivem sozinhas em suas casas. Os Gen4 pensaram no que poderiam fazer por eles, e assim, durante o Ano Novo Lunar, prepararam alguns doces, empacotaram-nos com amor e os deixaram em uma linda caixa ao lado do elevador das casas onde viviam os idosos, com uma nota: "estamos todos lutando contra a Covid-19. Podemos superar isso juntos! Estes doces são um presente para você".

-Na Irlanda: os Gen4 participaram, envolvendo toda a comunidade, numa iniciativa lançada pelos Correios Irlandeses que deu a oportunidade de enviar cartões e encomendas de 2kg para pessoas idosas sozinhas ou em lares de idosos.

-na Grécia: os Gen4 acolheram favoravelmente a idéia de poder fazer algo pelos idosos que haviam sido isolados em suas casas por causa da pandemia. A iniciativa foi além do círculo de conhecidos. Chegaram desenhos de outras crianças que tinham ouvido falar disso de amigos, e também se juntaram com alegria. Com todos os desenhos foi feito um cartaz e levado para a casa de repouso. Grande apreciação pela iniciativa do novo diretor que propôs organizar um zoom com todas as crianças e os idosos.

-E da Inglaterra, para a África, para a Austrália: muitas idéias para ajudar aqueles que vivem nas ruas ou que estão em necessidade por causa da pandemia, da guerra ou de outras situações:

-Inglaterra: os pais Marx, um Gen4, querendo fazer algo, entraram em contato com uma organização que ajuda famílias de baixa renda para saber o que era mais necessário. Marx, depois de ajudar seus pais a fazer compras no supermercado, também quis participar dando todo o dinheiro que havia economizado em seu cofrinho. Juntos, eles também conseguiram envolver alguns grandes supermercados que doaram muitos produtos úteis.

- África: na Nigéria, Gen3 e Gen4 com suas famílias visitaram um campo de refugiados; no Burundi recolheram muitos bens (couve, arroz...) e foram levá-los a um orfanato. Foi grande a alegria destas crianças, que também não têm muito, mas quiseram levar estes presentes às crianças que mais precisam!

- Austrália: Alguns adultos estavam participando de uma ação dos Padres Capuchinhos para distribuir ajuda alimentar a pessoas que viviam nas ruas e a estudantes que estavam em dificuldades financeiras por causa da pandemia. Os Gen4 quiseram dar sua contribuição e, como não puderam se aproximar diretamente dessas pessoas, prepararam cartões postais para acompanhar as encomendas que foram distribuídas. Aqui estão algumas de suas mensagens: "Esperamos que seja um belo dia"! "Deus estará sempre com você para protegê-lo, apesar do que aconteceu". "Há pessoas que podem ser seus amigos", com assinatura e idade (6, 7 anos) para que aqueles que os recebessem soubessem que foram escritas por crianças.

"Se vocês cuidarem de nós, nós cuidaremos do mundo".

 Os gen4 começaram e estão experimentando como cada pequeno ato de amor é contagioso e pode se multiplicar dando muitos frutos no mundo!


"Se vocês cuidarem de nós, nós cuidaremos do mundo"
  • Versione
  • 0 Scarica
  • 0.00 KB Dimensioni file
  • 0 Conteggio file