Semana Mundo Unido 2020 / MasterPeace para se tornar super-heróis da paz

Semana Mundo Unido 2020 / MasterPeace para se tornar super-heróis da paz

“In Time for Peace”

No contexto do Projeto Mundo Unido, como ponto culminante do Parthway dos Direitos Humanos, Paz, Legalidade e Justiça, realizou-se de 1 a 7 de maio de 2020 a Semana Mundo Unido 2020, intitulada “In Time for Peace”

(http://www.unitedworldproject.org/eventi/settimana-mondo-unito-2020-intimeforpeace/).

Houve muitos eventos e iniciativas promovidos até pelos membros mais novos do Movimento, para sensibilizar a si mesmos e a outras crianças, e não apenas os valores da paz, da solidariedade, justiça, fraternidade...

Eis alguns exemplos:

Na IRLANDA, as crianças se propuseram uma meta a ser vivida em cada dia da semana: 1) descobrir 5 coisas pelas quais são gratas; 2) ajudar alguém da família; 3) fazer uma surpresa a um vizinho; 4) telefonar para alguém que se sente sozinho; 5) economizar luz e água; 6) dar um sorriso a alguém; 7) comprometer-se a continuar ações concretas de esperança e paz (ver anexo 1).

Nos PAÍSES BAIXOS, houve uma grande celebração da paz através do Zoom, na qual as crianças, com seus pais, compartilharam desenhos de Pombas nos quais escreveram o que é a paz para cada um deles (ver Anexo 2).

No BRASIL, aconteceu outra conexão pelo Zoom com 74 pontos. Todos foram convidados a se lembrar todos os dias do Time out para a paz ao meio-dia, construindo um relógio que marca as 12h (ver Anexo 3) e um termômetro que mede a “temperatura do amor”, no qual podem ser depositados os atos de amor para construir a paz.

Outras propostas para cada dia da Semana Mundo Unido, em francês (BURUNDI-FRANÇA) e inglês (NIGÉRIA) (ver anexos 4-5):

Na Albânia, surgiram muitas ideias para levar a paz a todos os ambientes: ter amor e respeito por todos os amigos, sem fazer preferências; não sorrir apenas para os amigos, mas para toda a classe e para o mundo inteiro; não insultar, mas respeitar. “Um dia, por exemplo – conta Alida, de 8 anos –, tive uma pequena briga com um amigo e, como sinal de amor e respeito, dei-lhe um livro, mesmo que eu achava que não foi minha culpa”.

MASTER PEACE: e agora, com uma “escola especial”, continua o empenho de se tornar especialistas daqueles valores que estão na base de um mundo mais humano, fraterno, em paz, para receber o diploma de Mestre da Paz e se tornar Super-heróis da paz. É um pequeno itinerário que pode ser feito com toda a família.

Por que MasterPeace? Porque acreditamos que um verdadeiro futuro de paz é construído a partir dos mais jovens, que podem ser verdadeiros protagonistas da mudança (ver anexo 6).

  • Versione
  • 1427 Download
  • 9.38 MB Dimensioni file

FileAzione
Anexo 1) IrlandaDownload
Anexo 2) Olanda.jpegDownload
Anexo 3) 12: Time_Out.pdfDownload
Anexo 4) Francia_Burundi.pdfDownload
Anexo 5) Nigeria.pdfDownload
Anexo 6) MasterPeace_br.pdfDownload