0_Hoje descobri o Céu: Premissa


Percurso em etapas para os Gen4 sobre: “União com Deus e oração”

- ano 2022-2023 -

Premissa:

Para preparar o material, começamos relendo e meditando sobre vários temas elaborados por Chiara[1] sobre esses assuntos, destacando os aspectos que nos pareceram mais adequados para os Gen4. Para muitos desses aspectos está disponível um material específico preparado por Chiara para esta faixa etária (reflexões da sua história e das respostas dadas por Chiara aos Gen4 ao longo dos anos).

Escolhemos 7 pontos a serem propostos em etapas sucessivas, com um percurso também em sintonia com a formação Anil sobre a Sagrada Escritura que gostaríamos que os nossos Gen4 fizessem.

Para cada etapa indicamos:

  1. A) algumas ideias retiradas dos temas de Chiara para a preparação-meditação dos assistentes;
  2. B) quais objetivos foram sugeridos por essas ideias para o encontro Gen4;
  3. C) alguns conteúdos que podem servir de auxílio para atingir esses objetivos, “gocce di luce (gotas de luz)” extraídas da Sagrada Escritura (percurso Anil para os Gen4) e da Espiritualidade (sempre material para os Gen4). Especificamente para cada etapa destacamos: quais passagens da história de Chiara ou quais das suas respostas dadas ao longo dos anos aos Gen4 podem ser utilizadas; - qual episódio da Sagrada Escritura nos parece estar em sintonia com esse ponto. Cada episódio da Sagrada Escritura proposto é acompanhado também de experiências ilustradas que podem ser material útil para enriquecer o ponto.
  4. D) Por fim, mediante uma maravilhosa colaboração com uma equipe de assistentes de todo o mundo, foram também elaboradas algumas ideias para a condução do encontro e para enriquecê-lo com canções, jogos, desenhos e atividades diversas.

O tipo de proposta que podemos oferecer este ano - sendo “modular” e ainda não estruturado como nos anos anteriores - pode ser ainda mais facilmente adaptado a qualquer situação. Estamos certos de que a sensibilidade de cada assistente poderá escolher, entre os propostos, os elementos mais adequados para o grupo Gen4 confiado. Há muito material justamente para dar mais possibilidade de escolha: NÃO é necessário fazer tudo!

Como será visto, também na escolha dos temas de Chiara (para a preparação dos assistentes) buscamos diálogos dirigidos aos mais variados públicos, a fim de ter em mente, na medida do possível, também a riqueza inter-religiosa e ecumênica. Lembramos que a dimensão ecumênica está muito presente ao longo do percurso Anil e tanto na revisão do trecho da Sagrada Escritura adaptado para crianças, quanto na contribuição das anotações que acompanham o texto, houve a contribuição de focolarinas e focolarinos de várias Igrejas.

O título geral do percurso que propomos para o ano 2022-2023 é: Hoje descobri o Céu

 

[1] Textos de referência consultados:

  1. Lubich, Tóquio (Japão), 28 de dezembro de 1981, aos membros da Rissho Kosei Kai, "La mia esperienza spirituale”.
  2. Lubich, Faenza, 10 de abril de 1988, às famílias, “A família e a oração”
  3. Lubich, aos focolarinos, Castel Gandolfo, 23 de dezembro de 1988, La "Via Mariae"
  4. Lubich, - Collegamento CH, 23 de fevereiro de 1989, "As quatro maneiras de rezar" (publicado em: C. Lubich, Buscar as coisas do alto, Roma 19924, p. 128-130.)
  5. Lubich, Collegamento CH, Mariápoles Luminosa, 24 de maio de 1990, “Vivere il ‘Già’” (publicado em: C. Lubich, Santi insieme, Roma 19953, (1.a ed.: 1994), p. 35-38)
  6. Lubich, Castel Gandolfo, 24 de dezembro de 1998, aos focolarinos, “V° tema della spiritualità collettiva – III° aspetto: 'L'amore eleva'"
  7. Lubich, Castel Gandolfo, 25 de outubro de 1999, encontro com os amigos muçulmanos, “La preghiera, la meditazione e l'unione con Dio”
  8. Lubich, Castel Gandolfo, 4 de janeiro de 2004, aos focolarinos/as, "L'unione con Dio si sente, si percepisce - La cultura della Risurrezione"
  9. Lubich, Castel Gandolfo, 16 de fevereiro de 2004, aos Bispos amigos do Movimento dos Focolares, "L'unione con Dio"
  10. Lubich, Castel Gandolfo, 18 de abril de 2004, no Simpósio Hindu-Cristão, "L'unione con Dio"

 


0_Hoje descobri o Céu: Premissa
  • Version
  • Télécharger
  • 0.00 KB Taille du fichier
  • 0 Nombre de fichiers